quarta-feira, 30 de maio de 2012

PREFEITO EDUARDO VENCE MAIS UM DESAFIO


O prefeito Eduardo, teve suas contas de 2010, aprovadas por unanimidade, pelo TCE, vencendo assim, mais uma batalha." Isso é a prova que administro com responsabilidade" disse o prefeito Eduardo, muito emocionado.

Da Redação O Arauto Mamanguapense
Com informações http://www.jluizradialista.blogspot.com.br/
clenilsonpinto@yahoo.com.br

segunda-feira, 28 de maio de 2012

FATOS POLÍTICOS

Com o Professor Augusto Cezar

______________________________________________________

MAMANGUAPE SE DESENVOLVE


PREFEITO EDUARDO CARNEIRO DE BRITO
O prefeito Eduardo Brito (PR) vem realizando ações importantes à frente da prefeitura, com destaque para a melhoria da infra-estrutura da cidade, com as obras de pavimentação em vários bairros, além das reformas e revitalização de praças, avenidas, escolas, das unidades básicas de saúde da família e a construção de novas creches.

Mamanguape é hoje um pólo de ensino superior (UFPB e a UVA), que recebe alunos de outras cidades e até de outros estados, a cidade vive uma nova realidade administrativa e continua crescendo, buscando seu espaço no contexto político, social e econômico do Estado. A cidade está se preparando para ser realmente uma cidade pólo da 14ª Região- Administrativa do Estado, várias obras estão sendo realizadas na cidade, com a construção do hospital regional, da escola técnica estadual, da sede do MP e do conjunto habitacional. Esperamos também que seja construída uma unidade do Corpo de Bombeiros, da sede do IML, do Samu e da Delegacia Regional de Polícia. Mamanguape é uma das cidades que crescem e desenvolvem no Estado, inclusive, a cidade vem atraindo novos empreendimentos privados. Só falta mesmo, reativarem o nosso distrito industrial para que o município entre de vez no ciclo de desenvolvimento do Estado.


EM TRAMITAÇÃO

Está em tramitação, no Senado, uma proposta para que a aposentadoria com vencimento proporcional ao tempo de serviço não mais sirva como medida de punição dos magistrados que cometerem faltas graves. A PEC é do senador Humberto Costa (PT-PE). Aposentar magistrados que vendem sentenças é um acinte à população É um prêmio para quem errou.


A CARTA

O miúdo continua no PT de João Pessoa, pois o grupo do deputado Luiz Couto não aceita votar no pré-candidato Luciano Cartaxo. Desta vez mandaram uma carta solicitando ao ex-presidente Lula que ele interfira junto ao Diretório Nacional para o partido em João Pessoa se coligar com PSB. O deputado Luiz Couto não que nem saber de ouvir o nome de Cartaxo. Ele só pensa em Estelaisabel, do PSB. O Diretório Nacional do PT pode interferir no processo político, na escolha dos seus candidatos, de acordo com uma resolução aprovada pelo próprio diretório, nas cidades com mais de 200 mil eleitores. O governador Eduardo Campos (PSB) anda muito afinado com o ex-presidente Lula.


 PACIÊNCIA

O mandato do presidente da Câmara dos Vereadores de Mamanguape era apenas de um ano. O projeto de Lei foi da ex-vereadora Maria Helena (PR). Mas a partir de janeiro 2009. Os próprios vereadores aprovaram um mandato de quatro anos para o vereador Marcos Frazão (PR). E agora ficam reclamando do presidente. Será que vai continuar com o mandato de quatro anos na próxima legislatura?


SÓ ARRANCO

O PSD nasceu a todo vapor na Paraíba, o presidente da agremiação no estado, o vice-governador Rômulo Gouveia disse que estava formando um grande partido e agora está como um gigante adormecido. Em Mamanguape, o ex-deputado Ariano Fernandes, presidente da Comissão Provisória do partido, anda bastante calado, ninguém sabe se o ex-deputado vai realmente se candidatar a prefeito. Á nível nacional, a situação do PSD não está boa. Já houve inclusive uma reunião em Brasília para tratar da fusão do PSD com PSB do governador de Pernambuco Eduardo Campos.


RECORREU

Ex - GOVERNADOR JOSÉ MARANHÃO
O ex-governador José Maranhão já recorreu ao TRE contra a decisão que reprovou as  suas contas de campanha em 2010.É bom botar às barbas de molho, pois é temeroso esperar pela eficácia da nova lei, pois sabe-se que a lei aprovada com menos de um ano antes da eleição, só entra em vigor na próxima eleição. Assim, a lei que limpa os contas-sujas só pode entrar em vigor em 2014.


MUITO DINHEIRO

Os diretórios nacionais dos partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) gastaram R$ 310.533.832,70 em 2011. É muito dinheiro público nas mãos dos políticos. A maior despesa foi do PT: 71.760.939,17. Os dados dos diretórios nacionais são analisados pelo TSE: os estaduais pelo TRE: e os municipais, pelo juiz eleitoral.


LISTA DOS PRÉ-CANDIDATOS

O PSB divulgou uma lista com os nomes dos pré-candidatos a prefeitos no Vale do Mamanguape. Em Mataraca, o nome da vereadora Emília Brandão consta na lista do PSB como pré-candidata à prefeita daquela cidade. É um bom nome que se for bem trabalhado e fazer uma boa coligação pode surpreender na próxima eleição. Se faz necessário a convergência das forças populares em torno de um projeto para a cidade de Mataraca e a vereadora Emília Brandão encarna essa mudança.


REUNIÃO E MAIS REUNIÃO

As reuniões se sucedem, as convenções se aproximam, os prazos se esgotam e até agora não se resolveram nada, nada é divulgado. Ninguém sabe o destino do PSDB, nem do PSD, o rumo que esses partidos vão enveredar nesta eleição é uma verdadeira incógnita. Só se sabe uma coisa, o ex-deputado Ariano Fernandes (PSD) não esperava tanta resistência ao seu nome pelos militantes do partido do governador Ricardo Coutinho (PSB). Em 2002, mudar de lado foi muito fácil, apesar ter votado em Roberto Paulino (PMDB), o ex-deputado Ariano saiu do PMDB e aderiu rapidamente ao governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Os políticos que votaram em Cássio em 2002 quase tiveram um infarto. Segundo eles, foram todos traídos. Os cargos do Governo do Estado em Mamanguape continuaram nas mãos do deputado Ariano.

O BICHO PEGA


O governador Ricardo Coutinho já tem agendado uma viagem para visitar o ex-presidente Lula na próxima semana. Ele vai juntamente com os petistas que defendem uma aliança com o PSB em João Pessoa. O governador Eduardo Campos também vai  participar do encontro.A resolução aprovada pelo Diretório Nacional é para ser usada nestas ocasiões. O deputado Luciano Cartaxo já treme nas barbas, esperando pelo pior. Mas o presidente Rodrigo Soares garante que em João Pessoa a candidatura de Cartaxo é pra valer. Não sei se a capital está fora do acordo feito entre o PSB E PT.  Nestas horas, ter paciência é um santo remédio. Se não tiver, o jeito é tomar um calmante.


DEIXOU

O advogado Petrônio Veloso deixou a presidência do DEM e assumiu a vice-presidência do PSD de Mamanguape. Petrônio já foi candidato à vice-prefeito de Mamanguape nas eleições de 2000. Naquela oportunidade, ex-prefeito Machado (PTB) foi candidato a prefeito e perdeu para o ex-prefeito Fábio Fernandes. Mamanguape, naquela época, passou por um imbróglio político intenso, era um entra e sai de prefeito que fazia dó. Os fogos de artifícios iluminavam os céus da cidade, os estrondos eram para comunicar o entra e sai dos prefeitos da prefeitura. Era uma festa só.

Da Redação O Arauto Mamanguapense
Matéria: Professor Augusto Cezar
oarautomamanguapense@gmail.com