quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ENGAVETAMENTO AGORA POUCO ENVOLVENDO TRÊS CARROS, ACONTECEU NA RUA MARCOS BARBOSA COM AV PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS, PROXIMO A COLETORIA ESTADUAL EM MAMANGUAPE " VEJA AS FOTOS"

Graças a Deus, ambas as partes nada sofreram, apenas danos materiais.
 





 Da Redação O Arauto Mamanguapense
Fotos Clenilson Pinto
clenilsonpinto@yahoo.com.br






terça-feira, 30 de outubro de 2012

1º FORRÓNEJO DO VALE DIA 24 DE NOVEMBRO EM MAMANGUAPE PB. "PARTICIPE"


Detran cassa registro da Auto Escola Shalon Adonai de Mamanguape


O Centro de Formação de Condutores Shalon Adonai Ltda, situado à Rua Rodrigues de Carvalho, no Centro de Mamanguape, teve o registro cassado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
A portaria, assinada pelo superintendente Rodrigo Carvalho, foi publicada no Diário Oficial do dia 27 e a cassação é resultado da conclusão de um processo da Comissão Especial de Sindicância, baseado em procedimento administrativo aberto em decorrência da Operação Landuar, deflagrada pela Corregedoria do Detran, em abril deste ano.
Segundo o corregedor do Detran, Wallber Virgolino, a operação desarticulou um esquema ilegal envolvendo o Centro de Formação de Condutores Shalon Adonai Ltda. A fraude acontecia no processo de retirada ou renovação da carteira nacional de habilitação na Grande João Pessoa e em todo Vale do Mamanguape, mediante a apresentação de declarações e certidões falsas junto ao Detran.
Uma das irregularidades cometidas pela autoescola seria a venda de certificados de cursos de direção defensiva e primeiros socorros a pessoas analfabetas ou residentes em outros Estados da Federação, sem que frequentassem as aula.
De acordo com as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a conclusão de cada curso é exigido que o aluno assista uma média de 15 horas-aulas e as denúncias dos candidatos foram de que a proprietária do Centro de Formação Shalon Adonai Ltda exigia o pagamento de R$ 100,00 e se comprometia a entregar o certificado na residência do usuário ou em um local combinado.
A portaria determinando a cassação do Centro de Formação de Condutores Shalon Adonai Ltda será encaminhada à Controladoria Regional de Transito-CRT e à Comissão Especial de Credenciamento e Fiscalização de Centros de Formação de Condutores, para conhecimento a adoção dos procedimentos legais.
Desde janeiro de 2011, a Corregedoria do Detran vem realizando uma fiscalização permanente dos Centros de Formação de Condutores e por meio de várias operações deflagradas já prendeu mais de 100 pessoas, entre donos de autoescolas, despachantes e servidores do órgão. Neste período, 29 Centros de Formação de Condutores foram investigados em todo Estado e sete foram fechados.
O superintendente Rodrigo Carvalho disse que “o trabalho da Corregedoria tem sido fundamental para inibir irregularidades relacionadas aos serviços prestados pelos Detran e pelos Centros de Formação de Condutores e que é dever do Estado garantir a segurança na prestação destes serviços e a qualidade da formação dos condutores paraibanos”.
    Da Redação O Arauto Mamanguapense
    Com a abaladanoticia.com.br
    clenilsonpinto@yahoo.com.br

Prefeitura de Mamanguape, Superintendência de Trânsito e promotoria pública, tentam resolver problema do transito em baixo do viaduto de Mamanguape.

Topógrafo, superintendente de transito e arquiteto, preparam projeto para a construção de uma rotatória em baixo do viaduto de Mamanguape. Segundo Adairtle, superintendente de transito, já houve três reuniões entre promotoria publica, DNIT e Prefeitura de Mamanguape, através da superintendência de transito. Hoje foi dado o inicio, com a vinda de um topografo, que fez toas as medições e o arquiteto Orlando, que fez o projeto, agora é aguardar os tramites legal para ser dado inicio a obra. São vários os acidentes que acontecem ali quase todos os dias, esperamos que esse projeto venha a ser realizado de imediato, para acabar com todos esses problemas.







 
Da Redação O Arauto Mamanguapense
Com J Luiz Radialista
clenilsonpinto@yahoo.com.br

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Morre a atriz Regina Dourado, aos 59 anos


Galeria Regina Dourado - Em América, 2005 (Foto: Renato Rocha Miranda/TV Globo)
Moreu no início da tarde deste sábado, (27), a atriz Regina Dourado. Ela perdeu a batalha contra um câncer. A informação foi confirmada ao EGO por Oscar Dourado, irmão dela: "Ela faleceu agora há pouco", limitou-se a dizer por telefone.
Ela estava internada desde o dia 20 de outubro no hospital Português da Bahia, em Salvador. Durante a tarde, a assessoria do hospital divulgou uma nota esclarecendo a causa da morte: "Os familiares de Regina Dourado informam o seu falecimento às 11h20, deste sábado, 27 de outubro, no Hospital Português da Bahia, em decorrência da evolução de um tumor maligno de mama."
 Em 2003, Regina foi diagnosticada com o doença na mama direita. Cerca de sete anos depois, o seio esquerdo também foi comprometido. O câncer evoluiu e a atriz teve sua medula óssea e outros órgãos atingidos, o que foi decisivo para a suspensão das sessões de quimioterapia, já que seu estado de saúde passou a ser considerado terminal.
Assim que souberam da notícia, famosos lamentaram a perda nas redes sociais. A novelista Glória Perez - autora da novela "Salve Jorge" - foi a primeira a se manifestar no Twitter: "Perdemos a Regina Dourado. Sábado triste". Nívea Stelmann lamentou a morte de Regina no microblog: "Que notícia!!! Triste mesmo". A atriz Antonia Fontenelle também escreveu na rede social: "Que Deus a tenha, amava a Regina". Ela está com o coração batendo, só que apresenta um quadro de insuficiência respiratória que deve vir a ser a causa mortis dela. Está praticamente sem sangue. Estamos aqui ao ladodela garantindo o carinho e o conforto, mas a situação é muito delicada”, comentou o irmão dela, Oscar Dourado, ao EGO, dias antes de sua morte. Regina deixa apenas um filho, Leonardo Dourado, de 28 anos. O velório será aberto ao público, segundo os familiares de Regina, e acontecerá neste sábado, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. O corpo da atriz será cremado no mesmo local neste domingo, 28, às 16h30. A cerimônia será privada.
Regina começou a carreira artística com 15 anos na Companhia Baiana da Comédia, em sua cidade natal, Salvador. Como o espaço na área era pequeno na Bahia, a atriz seguiu para o Rio de Janeiro dez anos depois. Já em solo carioca, ela fez sua estreia na TV Globo na minissérie “A Morte e a Morte de Quincas Berro D`água” (1978). Na teledramaturgia, participou da novela “Pai Herói” (1978). Depois disso, integrou o elenco da minissérie “O Pagador de Promessas” (1988), de Dias Gomes, além das tramas “Roque Santeiro “(1985), “Felicidade” (1991), “Renascer” (1993) e “Explode Coração” (1995). Na Globo, Regina encerrou os trabalhos em “América” (2005), quando interpretou Graça, a mulher do fofoqueiro Gomes (Walter Breda).
Rosemberg Cariry, “No Coração dos Deuses” (1999), de Geraldo Moraes, “Espelho d'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco” (2004), de Marcus Vinícius Cesar. Seu último trabalho na TV foi em 2008 na novela “Mutantes - Caminhos do Coração”, da Record, quando interpretou Altina. Na mesma emissora, ela esteve no elenco da novela “Bicho do Mato” (2007).
Da Redação O Arauto Mamanguapense
Com informações Globo.com
clenilsonpinto@yahoo.com.br

BALANÇO POLICIAL DO FIM DE SEMANA,EM MAMANGUAPE E REGIÃO

Alternativo de Marcação é encontrado morto com tiro no ouvido.

Trabalhadores da Usina Miriri, Distrito de Santa Rita, encontraram na manhã deste sábado (27), o corpo de um homem dentro de um carro, abandonado na estrada que liga Miriri a Cruz do Espirito Santo. O homem foi identificado como sendo o motorista de trasportes alternativo, Cristiano dos Santos Viana, 28 anos, que fazia viagens de Rio Tinta para Marcação. O perito informou a nossa reportagem que a vitima sofreu um disparo de arma de fogo, na altura do ouvido esquerdo, sendo efetuado de fora para dentro. Cristiano foi assasinado dentro do veiculo gol de cor cinza, placas MZM 5119 Marcação, de sua propriedade, já que a documentação do carro está no nome da vitima.

O corpo após ser periciado, foi encaminhado para o Gemol no bairro do Cristo Redentor em João Pessoa, onde ficará aguardando familiares para realização do sepultamento.Segundo informações, Cristiano é de Marcação e trabalha como motorista da prefeitura daquela cidade.








J Luiz

Acidente no Viaduto de Mamanguape.

Foi no inicio da tarde deste sábado (27), a policia militar registrou mais um acidente embaixo do Viaduto de Mamanguape. Dois veículos, um escort de placa KHD 5199 de Mamanguape e o Palio de placa NPV 0678 de Guarabira. Não houve vítimas, apenas bens materiais, até quando e quantos acidentes terão que acontecer ali para que providências sejam tomadas. Diversos acidentes são registrado ali todos os meses.






Fotos J Luiz Radialista


 Mandado de prisão impetrado contra o Conselheiro Tutelar do município de Rio Tinto, Irinaldo Araújo de Andrade.

Blog A Bala Da Notícia, pertencente ao companheiro Lenilson Bala, teve acesso com exclusividade através da Justiça na Comarca de Rio Tinto – aos autos do processo de nº 058.2012.001.650-4, que culminou no mandado de prisão impetrado contra o Conselheiro Tutelar do município de Rio Tinto, Irinaldo Araújo de Andrade, mais conhecido por Iris Conselheiro. Ele é acusado de peculato e apropriação indevida.
Segundo o inquérito policial, o conselheiro é acusado de não pagar ao laboratório que realizou alguns testes de DNA, e de ter também se apropriado de dinheiro e cartões de credito de pessoas humildes, além de efetuar empréstimos.
Nas eleições para o referido conselho, Iris já foi por duas vezes o Conselheiro mais votado, atualmente também exerce o cargo de presidente da entidade. No pleito municipal de 2012, candidatou-se ao cargo de vereador e obteve 102 votos, não sendo eleito.
Irinaldo Araújo já teve destaque na mídia paraibana onde se notabilizou na região do Vale do Mamanguape, por ter um estilo polêmico, combativo e atuante, chegando a ter sido ameaçado de morte.
Nossa reportagem através do repórter João David, esteve na Cadeia Pública de Rio Tinto, para tentar conversar com o mesmo. Em primeiro momento, Iris alegou estar sendo vítima de perseguição, mas, não quis dar declarações e manteve-se em silêncio. O funcionário público adiantou que, em breve estará procurando a mídia para dar sua versão.
Da Redaçao O Arauto Mamanguapense
Com informações J.Luiz / Blog A Bala Da Notícia.
clenilsonpinto@yahoo.com.br
 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Acidente na BR 101 envolvendo o carro de Eudes Cabeleireiro

Ontem por volta das 10 horas da manhã, um carro capotou na BR 101, próximo ao posto Jacaraúna, informações é que o veiculo pertence ao cabeleireiro Eudes, de Mamanguape e que estava emprestado a um amigo seu. Segundo ainda informações Eudes está viajando, e que teria deixado o veículo com um amigo de nome não revelado, os ocupantes do carro, tiveram ferimentos leves.

Veja as fotos do veículo:










Da Redação O Arauto Mamanguapense
Com informações de J.Luiz Radialista
 Fotos de Antônio Santos
clenilsonpinto@yahoo.com.br

Apagão deixa toda Paraíba às escuras por quase cinco horas; toda Região Nordeste, foi atingida

Um apagão atingiu todo o Nordeste, além de outras regiões do Brasil na noite desta quinta-feira (25). Faltou energia por volta das 23h15min. O apagão durou quase cinco horas na capital paraibana. Até às 4h00 desta sexta-feira (26) cidades importantes do interior do Nordeste, como Juazeiro do Norte (CE), Olinda (PE) e Vitória da Conquista (BA), além das capitais Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE), Teresina (PI) e São Luís (MA) estavam sem luz. Pelas redes sociais, internautas informam que Paraíba , Pernambuco, Ceará, Sergipe, Alagoas e Bahia, Maranhão estão totalmente às escuras. As queixas se espalhara e o apagão foi um dos assuntos mais comentados do país durante praticamente toda a madrugada.

O blecaute também atingiu o Norte, o Centro Oeste e parte do Sudeste do do país. Este foi o terceiro registrado em dois anos na região Nordeste.

Foto: Hotel à luz de gerador

Da Redação O Arauto Mamanguapense
Com informações J Luiz Radialista
clenilsonpinto@yahoo.com.br

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

MAMANGUAPE 157 ANOS DE HISTÓRIA "PARABÉNS MINHA QUERIDA MAMANGUAPE"

Etimologia

BANDEIRA DO MUNICIPIO DE MAMANGUAPE

 O topônimo Mamanguape é uma corruptela do tupi mamã-guaba-pe, que em português significa "onde se reúne para beber, bebedouro (de um rio ou lagoa)".

História

  Foto: INAUGURAÇÃO DA PRAÇA 25 DE OUTUBRO (PRAÇA SÃO SEBASTIÃO) EM HOMENAGEM AOS 100 ANOS DE MAMANGUAPE 

INAUGURAÇÃO DA PRAÇA 25 DE OUTUBRO, UMA HOMENAGEM PELA PASSAGEM DOS 100 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA DA CIDADE 1955

A antiga área de ocupação da cidade compreendia territórios hoje pertencentes a dez municípios: Rio Tinto, Baía da Traição, Marcação, Itapororoca, Jacaraú, Pedro Régis, Curral de Cima, Capim, Cuité de Mamanguape e Mataraca, contando com praias como Barra de Mamanguape e Praia de Campina, hoje pertencentes a Rio Tinto. Chegou a ser a segunda vila cidade mais desenvolvida da Paraíba e por isto teve o privilégio de receber o imperador Dom Pedro II.

Foto: VISTA AÉREA DE MAMANGUAPE EM 1978 

  MAMANGUAPE 1972

Mamanguape foi um das principais núcleos econômicos e populacionais da Paraíba no século XIX, superando na época as populações dos grandes centros urbanos da província. Sua economia dependia quase exclusivamente da indústria da sacarose exportadora. Com a decadência deste setor, causada tanto por fatores internos (secas), quanto por externos (concorrência com o açúcar caribenho), levou a estagnação econômica deste polo ao longo do século XX.

Economia

Lhe atribuem o título de "Rainha do Vale", porque esta encontra-se no vale fértil do Rio Mamanguape tornando-a uma grande produtora de commodities agrícolas. Graças ao acidente geográfico natural, o Rio Mamanguape, é um importante centro pesqueiro no interior do estado, exportando toda a sua produção excedente aos municípios vizinhos. O setor de comércio e serviços é diversificado, sendo o responsável pelo abastecimento de toda a região. A conexão de Mamanguape com a BR-101 permitiu que o município se tornasse um grande centro logístico no interior do estado.

Polêmica territorial

Há uma grande quantidade de pessoas que não entendem o porque de o município que antes abrangia todo o litoral norte estadual,após a emancipação dos mesmos,não ter ficado com sequer nenhuma área territorial totalmente litorânea ( com praias perto ).A praia mais perto são Baía da traição e Barra de Mamanguape.Baía da traição pertence a município de mesmo nome,já barra de Mamanguape à Rio tinto.No caso por imagens do google earth,percebe-se que pelo menos a praia de campina,pertencente à Rio Tinto,deveria pertencer obviamente à Mamanguape.

Turismo

O município tem grande acervo histórico e arquitetônico, herdado dos período áureo da produção açucareira. Com destaque aos edifícios: Casa do Imperador, Presídio da província da Parahyba, Igreja de São Pedro, Igreja de São Paulo, Igreja do Rosário, e a Igreja de São Sebastião. Há também a antiga ponte férrea do Rio Mamanguape, e pode-se fazer um percurso rural até o sítio Pindobal, passando pela Usina Monte Alegre.

Feriados
  • 29 de Junho Padroeiros São Pedro e São Paulo
  • 25 de outubro Emancipação Política(Também aniversário da rádio comunitária Litoral Norte FM)
Centro Cutural Fenix
 
 
 O antigo Mercado de Mamanguape que foi edificado pelo capitão Paulino Fernandes da Costa, em 1874, há 134 anos. Em 1901, sendo presidente do conselho municipal o Capitão Francisco Ivo, foi construído mais um compartimento, seis anos depois, pelo então Prefeito Coronel José Campelo, foram realizados diversos melhoramentos e novas talhas para o corte de peixe e carne. Um ano depois, no seu segundo mandato de Prefeito, o Major José Pedro Batista Carneiro concluiu a calçada do Mercado e colocou lampiões de azeite para iluminação externa. Em 6 de agosto de 1943 tem conhecimento da última restauração realizada no antigo Mercado, há 65 anos pelo Prefeito José Fernandes de Lima. Em 2005 os comerciantes do mercado se mudaram para outro local conhecido como mercado novo, deixando o antigo prédio abandonado. Em 2006,na administração do então prefeito Fábio Fernandes Fonsêca,teve início a obra para transformamr o antigo mercado em um Centro Cultural. Em 4 de julho de 2008,a restauração do prédio foi concluída, passando o antigo mercado a se denominar Centro Cultural Fênix. O Centro Cultural Fênix conta com um auditório multi-uso (cinema, teatro e centro de convenções), brinquedoteca, sala de reboco (espaço para exposições e performances diversas), centro de inclusão digital, sala de música, espaço para oficinas temáticas (artesanatos, danças e artes plásticas) e praça de alimentação. O município é servido pela empresa de transporte Viação Rio Tinto Ltda, que faz a conexão intermunicipal.
 
 
Mácario ( in memória) canta Mamanguape
 Bica de Sertãozinho

Temporariamente desativada
"Temos esperanças de rever novamente a saudosa Bica de Sertãozinho, como foi no passado."

ENTRADA PRINCIPAL DA BICA DO SERTÃOZINHO 1990

A POPULAÇÃO ADORAVA AS DOMINGUEIRAS NAS ÀGUAS DE SERTÃOZINHO 1990

Religião

  Foto: HINO DO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE


Saudade de Mamanguape
Letra por Dr. Antonio Serrano de Andrade
Melodia por Francisco Xavier de Andrade



Mamanguape,é minha terra
Onde a luz primeiro vi
Onde lições de virtude
De meus pais eu recebi

Saudades eu tenho da terra natal
De meu mamanguape meu doce fanal (Bis)

Lá cresci... e aprendi...
Saber rir, saber chorar
Amo muito a minha terra
Tenho gosto em confessar (Bis)

Ausente da minha terra
Passageiro é a alegria
Um ano parece um século
Parece ano um dia (Bis)

Mamanguape tens beleza
Tantas que não sei contar
Diz-me oculto o coração
Que só lá devo morar (Bis)

A maioria da população é católica. Há uma igreja matriz e oito igrejas menores na cidade. O restante da população pertence às religiões protestantes. A cidade conta também com a presença da Igreja Adventista do Sétimo Dia, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias, das Testemunhas de Jeová, e de Centros Espíritas.

Educação

UFPB LITORAL NORTE MAMANGUAPE PB

Além da rede pública municipal, o município também é servido pela rede pública estadual. Recentemente o município ganhou o status de cidade-universitária ao sediar um dos campus da Universidade Federal da Paraíba. Neste campus em Mamanguape são ofertados vários cursos, entre eles: Hotelaria, Ciências Contábeis, Matemática, Ecologia, Ciências da Computação, Design e Pedagogia. Mamanguape dispõe também de escolas técnicas profissionalizantes. Destaca-se a Escola de Enfermagem Rosa Mística, com cursos técnicos em Enfermagem, Segurança do Trabalho, Auxiliar em Consultório Dentário e Higiene Dental.


Bairros
Bairros da zona central
  • Centro
  • Campo
  • Gurguri
  • Condado
  • Vale Verde
  • Sertãozinho
  • Alto do cemitério
Bairros da zona populacional
  • Areial
  • Planalto
  • Cidade Nova
  • RUA DO MEIO I,II,III,IV,V,VI,VII,VIII-REFERENTES À PARTE DO BAIRRO DO SERTÃOZINHO
Bairros da zona rural na zona litorânea
  • Pindobal
  • Jangada
Bairros da zona rural próximos ao brejo Paraibano
  • Curralinho
  • Zalagoas
Distritos
  • Pitanga da Estrada
  • Camaratuba

Conjuntos habitacionais
  • Manoel Fernandes (requerimento feito pelo deputado estadual Ariano Fernandes)
  • Cícero Lucena (conquista do prefeito Fábio Fernandes)
  • Cidade Nova
  • Jesus Nazareno
  • Conjunto Nossa Sennhora da Penha (em construção)   

 "PARABÉNS MAMANGUAPE 157 ANOS DE HISTÓRIA" 

UMA HOMENAGEM REDAÇÃO DO BLOG O ARAUTO MAMANGUAPENSE

Da Redação O Arauto Mamanguapense
Fotos Portal Mamanguape Conta Suas Histórias
Junior da Locadora
Clenilsonpinto@yahoo.com.br

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Marcação: Colisão frontal na PB 041 deixa duas pessoas feridas

 

Na noite desta terça-feira (23) por volta das 20h50, foi registrado um grave acidente na PB 041. O barulho da batida foi tão grande que assustou os moradores do município de Marcação, dois veículos de passeio colidiram frontalmente na chegada da cidade.

Uma das vítimas é o cacique/vereador da Aldeia Potiguara Jacaré de São Domingos, identificado pelo pré-nome de Carlos. Ele conduzia um veículo Corsa Classic, placas KGF 6022 – PE. A segunda vítima é o agricultor da Aldeia Tramataia, Flávio Soares Gomes de 18 anos, que estava em um Corsa Sedan de placas MNS 9248 – PB. Até o momento, não se sabe o que teria provocado o acidente.

 

Ainda no local, eles receberam os primeiros socorros da equipe do SAMU de Rio Tinto. O cacique Carlos ficou preso nas ferragens e foi preciso pedir o apoio do Corpo de Bombeiros de João Pessoa. Devido às lesões e à gravidade dos ferimentos ambos foram transferidos para o Hospital de Emergência e Trauma, na capital. Com o impacto, os carros ficaram completamente destruídos e tiveram que ser guinchados. Segundo moradores que residem nas proximidades de onde ocorreu a colisão, são comuns os acidentes no trecho Marcação/Baía da Traição, por não existir placas de sinalização e os condutores não respeitarem o limite de velocidade.

  

A Polícia Militar foi até o local para registrar a ocorrência e auxiliar na liberação da pista para os motoristas. Nossa equipe entrevistou o Sgt. Marcelo, que foi o agente de trânsito no local, confira o áudio:  



 

Da Redação O Arauto Mamanguapense
Com informações e Fotos Blog A Bala Da Notícia
clenilsonpinto@yahoo.com.br