segunda-feira, 5 de março de 2012

Presidente do TRE/PB implanta coleta de dados biométricos em Mamanguape; "fotos"

Após três dias da sua posse como presidente do Tribunal Regional da Paraíba – (TRE-PB), o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, implantou na manhã do sábado (3), no Fórum da 7ª Zona Eleitoral, o cadastramento eleitoral com coleta de dados biométrico no município de Mamanguape, onde totalizam 30.652 eleitores aptos para votar.

O magistrado é um dos filhos ilustre de Mamanguape, é escritor, escreveu vários livros, entre os quais: História da Ordem Terceira do Carmo da Paraíba.  Emocionado, “Ele revelou que todo sucesso profissional da sua carreira jurídica, dedica a terra que nasceu, ama Mamanguape” e sente-se honrado de estar presidente da alta Corte Eleitoral paraibana.
Em seu discurso, o desembargador Marcos Cavalcanti, ressaltou que esse novo mecanismo da Justiça Eleitoral, a biometria é o mais seguro e moderno do mundo. Ele considera a biometria é uma parte da ciência que faz a mensuração dos seres vivos, através da impressão digital, fazendo a identificação das pessoas, dos eleitores e vai servir para que feche o ciclo por completo para que não haja nenhuma fraude no Sistema Eleitoral. No futuro bem próximo, as urnas biométricas evitarão um eleitor votar no lugar de outro, porém garante que as urnas eletrônicas usadas atualmente também são seguras.
O desembargador Marcos Cavalcanti disse que escolheu Mamanguape para implantar a coleta de alistamento biométrico, porque é a 7ª Zona é uma das mais antigas do Estado. Ele lembrou que Mamanguape já pertenceu a 1ª Zona da capital, com o desmembramento das Comarcas, passou para a 7ª, é claro, por ser filho de Mamanguape.
Sobre a decisão a recente do (TSE), que os políticos que tiveram contas rejeitadas no pleito de 2010, ficarão inelegíveis para disputar cargo eletivo nas eleições 2012, acredita que haverá muitas interpretações. Sobre o (TRE) divulgar uma lista de políticos, enquadrado na Lei Ficha Limpa, não tem conhecimento porque assumiu recentemente a presidência, mas de acordo com os pedidos do Ministério Público Eleitoral surgirão fatos novos.
Quando proferia seu discurso a juíza da 7ª Zona Eleitoral, Daniela Rolim Bezerra, avaliou a urna eletrônica como um dos pilares da cidadania. Ela lembrou ainda, que o sistema de alistamento em urnas biométricas é um dos maiores avanço da tecnologia de ponta do mundo.
O sistema biométrico será implantado em todo o país, e agora, chega a cidade sesquicentenária de Mamanguape,  traz mais celeridade e segurança para o voto e cidadania.  Estamos antecipando a coleta de dados biométricos para os que comparecerem ao Cartório Eleitoral, com a finalidade de se inscrever, tirar segundo via do titulo, fazer transferência de domicilio e revisão eleitoral, disse a juíza Daniela Rolim Berra.
Sobre eleições 2012, nos municípios que compõem a 7ª Zona, a juíza Daniela Rolim, disse que estará à disposição dos pré-candidatos e eleitores, para qualquer esclarecimento da Justiça Eleitoral. Lembrou ainda, que a representante do Ministério Público Eleitoral, promotora Ana Carolina Moreira trabalhará em sintonia com a Justiça Eleitoral. Ela está otimista que as eleições de 7 de outubro, seja em clima de paz na região.
A secretária de Tecnologia de Informação do (TRE/PB), Luciana Norat, em conversa com a reportagem, disse que as urnas biométricas trarão mais ao pleito e tira de uma vez por toda, a dúvida dos eleitores. Ela disse impossível nesse sistema um eleitor votar no lugar do outro.
O diretor-geral do (TRE/PB), Leonardo Lívio, em suas palavras na solenidade, disse que: “É importante registrar, na terra onde renasce a esperança, Vale do Mamanguape, recebemos a inovação da biometria, três dias depois da posse do presidente, esse fato é digno de aplauso e reconhecimento, mostra que sua excelência, presidente da Corte Eleitoral da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, veio para fazer a diferença”.
Várias autoridades da região prestigiaram o evento: a juíza Daniela Rolim, Bezerra, promotora Ana Maria de França, prefeitos Eduardo Brito (Mamanguape), Izaurininha Meireles (Cuité de Mamanguape), João Madruga (Mataraca), Erilson Rodrigues (Itapororoca), padres Lucivaldo, Alan, Antônio, presidentes de Câmaras de Vereadores, entre outros.

Confira algumas fotos: 
 
Redação do Blog O Arauto Mamanguapense
Fotos TRE/PB e Por Felipe França
Por Chico Soares e Blog a Bala da Notícia
Celular: 83 8680 7738

Nenhum comentário: