terça-feira, 16 de agosto de 2011

MAMANGUAPE: ENTIDADES ALERTAM PARA O DESMATAMENTO, O ASSOREAMENTO DO RIO, ALÉM DO EXCESSO DE LIXO NA RESERVA DE SERTÃOZINHO.

 

 Caro leitor, Não estamos falando de Sertãozinho cidade do interior de São Paulo, não estamos falando de Sertãozinho cidade do interior da Paraíba, mas sim de Sertãozinho uma  reserva de Mata Atlântica localizada na cidade de Mamanguape, estado da Paraíba.Em recente visita àquela área, quando na oportunidade fazia-mos um levantamento ambiental direcionado ao curso de pós-graduação em Ciências Ambientais solicitado pelo coordenador de Metodologia do Trabalho Ciêntífico  fomos pegos de surpresa quando no momento nos deparamos com o alto grau de desmatamento, o excesso de lixo colocado dentro da reserva, e com o assoreamento do rio e do açude existente naquela reserva. Na nossa caminhada, registramos um pequeno campo de futebol,  um cercado para colocar animais além de uma pequena roça de macaxeira ambos encravados dentro dos limites da mata.

 Ao adentrar-mos na mata, fomos constatando outras irregularidades e pasmem, os senhores, registramos o corte de várias espécies da mata atlântica e uma enorme carvoeira queimando as espécies cortadas transformando-as em carvão vegetal para ser comercializado. Ficamos perplexos a nossa mata está sendo gradativamente dizimada por alguém que ainda não tem uma consciência ecológica e de preservação do meio ambiente. É preciso que estas pessoas reconheçam que acabar com a reserva não é a solução, pois com sua extinção não haverá mais outra e você não fará mais carvão para vender.Solicitamos das autoridades ambientais competentes providências urgentes, pois em pleno século XXI enquanto todo o mundo clama pela preservação e conservação das áreas legais existentes, Mamanguape dorme debaixo dos olhos daqueles que roubam de nós um de seus maiores patrimônios ambientais que é a Reserva de Sertãozinho.Imploramos aos moradores das adjacências que nos ajudem a preservar o que ainda resta, pois são vocês que precisam principalmente da água do rio e das cacimbas para atender as suas necessidades vitais.
A responsabilidade é de todos! Sertãozinho agradece.
Professor Tarcísio.

 Postado por Clenilson Pinto às 09:52 min.

 clenilsonpinto@yhoo.com.br


 Macaxeira de grande proporção foi colhida em Mamanguape

Dão Tarquínio, Zezinho Félix e Paulo Amaral satisfeitos com a colheita
O produtor rural Zezinho Félix colheu recentemente, no Sítio Catolé, próximo a Camaratuba, um ‘pé de macaxeira’, com 18 macaxeiras, pesando 37 kilos.

O tubérculo está em exposição no Escritório da Emater, no centro de Mamanguape e chama muito atenção das pessoas que passam no local.
Já a mandioca de quase 40 kilos foi colhida em maio do ano passado
Em maio do ano passado a Emater de Mamanguape colocou em exposição um “pé de mandioca”, que pesou quase 40 kilos.

Segundo Paulo Amaral (técnico da Emater) tanto a macaxeira, como a mandioca foram plantadas, sem uso de fertilizante.

Da redação do Vale Notícias.

Postado por Clenilson Pinto às 06:44 min.
clenilsonpinto@yhoo.com.br

INCRA PEDE SEGURANÇA PARA ASSENTAMENTO DA REFORMA AGRÁRIA EM CAPIM E MAMANGUAPE

O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba, Lenildo Morais, o ouvidor agrário regional, o advogado Cleófas Caju, e o advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT) na Paraíba, Noaldo Mereiles, estiveram reunidos na tarde da quinta-feira (11), na sede da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (SEDS), em João Pessoa, com o secretário Cláudio Coelho Lima para pedir mais segurança para os assentamentos da reforma agrária da Zona da Mata Norte da Paraíba. Foram discutidas estratégias com vistas à resolução de conflitos agrários na região dos municípios de Mamanguape e Capim, entre elas a criação de uma força tarefa que iniciou os trabalhos nesta sexta-feira (12).

De acordo com Lenildo Morais, o secretário Cláudio Lima se comprometeu a reforçar a segurança nos assentamentos da Zona da Mata Norte e designou o secretário executivo da SEDS para conduzir uma força tarefa com o objetivo de averiguar os conflitos recentes ocorridos na região.

“A ideia é que sejam realizadas outras reuniões para discutirmos uma agenda de trabalho para a força tarefa, que deve atuar em regiões de conflito iminente e se antecipar a estas ocorrências, evitando conflitos e assassinatos”, explicou o superintendente do Incra-PB.

Lenildo Morais revelou que nos últimos dias o Incra-PB tem recebido denúncias de perseguição e de ameaças de morte em assentamentos da Zona da Mata Norte.

Postado por Clenilson Pinto às 06:51 min.
clenilsonpinto@yhoo.com.br 

 PRESIDENTE ESTADUAL DO PSB REBATE DENÚNCIA DA REVISTA VEJA

O presidente do PSB da Paraíba, Edvaldo Rosas, disse no dia de ontem que as denúncias sobre a distribuição de feijão na eleição de 2008 foram requentadas pela reportagem da revista Veja. Segundo ele, apesar de o assunto ter sido explorado na campanha de 2008, tanto o Ministério Público quanto a Polícia Federal concluíram pela falta de provas e o destino do processo foi o arquivamento.



A denúncia

A edição da revista VEJA desta semana trouxe uma denúncia sobre o ministro Wagner Rossi, ainda do tempo em que  ele presidia a Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, vinculada ao ministério da Agricultura. No final de 2007, a estatal doou 100 toneladas de feijão para a prefeitura de João Pessoa, então comandada por Ricardo Coutinho, do PSB, hoje governador da Paraíba. O feijão deveria ser distribuído entre famílias de baixa renda, mas como havia uma eleição municipal em 2008, o prefeito decidiu guardar parte do estoque. Funcionário da Conab há 25 anos, Walter Bastos de Moura descobriu a irregularidade e a denunciou diretamente a Wagner Rossi, em abril de 2008. Rossi prometeu tomar providências.


Como nada aconteceu, Walter Bastos passou a vigiar a mercadoria estocada. Em setembro, há poucos dias da eleição, ele recebeu a informação de que o feijão seria enfim distribuído e acionou a Polícia Federal e a Justiça Eleitoral.
 

Rebatendo

Edvaldo Rosas disse que naquela época, a Prefeitura de João Pessoa havia recebido 100 toneladas de feijão da Conab e foram distribuídas 92. “Técnicos da própria Conab atestaram que as oito toneladas restantes estavam impróprias para o consumo humano. A medida tomada de se desfazer desse feijão estragado foi necessária para preservar a saúde das pessoas assistidas pelo Banco de Alimentos da Prefeitura de João Pessoa”, finalizou.


Segundo Edvaldo Rosas, essa denúncia voltou agora para atingir o ministro Wagner Rossi, dentro de uma estratégia da grande imprensa nacional, capitaneada pela revista Veja, que adotou o denuncismo para tentar desgastar a imagem da presidenta Dilma Rousseff e do seu Governo. “Nós fomos atingidos por tabela e o pior é que a reportagem da revista sequer ligou para alguém da Prefeitura, do governo ou do partido para apresentarmos nossa posição. Que jornalismo é esse?”, questionou Rosas .

Postado por Clenilson Pinto às 06:56 min.
clenilsonpinto@yhoo.com.br