terça-feira, 17 de abril de 2012

Forte terremoto atinge o Chile

SANTIAGO - Um terremoto de 6,7 graus de magnitude atingiu a cidade portuária de Valparaíso, no leste do Chile, nesta terça-feira, oscilando prédios tão distantes como os da capital Santiago, mas não há informações sobre significantes danos materiais e as principais minas de cobre do país não foram afetadas.

Um homem idoso morreu de um ataque cardíaco causado pelo terremoto, que ocorreu as 42 quilômetros a norte-nordeste de Valparaíso, e a 112 quilômetros a noroeste da capital Santiago, mas não há informações sobre feridos. O escritório estatal de emergência Onemi disse que um trecho do litoral estava sendo evacuado como medida de precaução, mas não foi emitido alerta de tsunami.

Rodrigo Ubilla, subsecretário do Ministério do Interior, disse que não foram registrados danos materiais em infraestruturas públicas ou privadas, apesar da televisão estatal ter informado que milhares de casas ficaram sem energia elétrica na periferia de Santiago.

O governador da região de Valparaíso, Raul Celis, disse que um idoso morreu de ataque cardíaco durante o terremoto, que segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), aconteceu à 0h50m (no horário de Brasília). O USGS registrou uma réplica de 5,1 graus 13 minutos depois. O epicentro do primeiro tremor foi localizado a 37 quilômetros de profundidade.

Prédios de apartamentos em Santiago oscilaram fortemente e moradores abriram as portas como precaução para abrir potenciais rotas de fuga. A televisão local divulgou imagens de lâmpadas balançando nas casas da capital.

A mídia local disse que os serviços básicos como energia elétrica e telecomunicações continuaram a funcionar normalmente, mas Ubilla afirmou que o governo pediu às autoridades regionais para manter a evacuação como medida de precaução.

A mina estatal Codelco, maior produtora mundial de cobre, disse que tinha evacuado sua fundição em Ventanas como precaução. Mas afirmou que suas operação não foram afetadas pelo terremoto, assim como a mineradora Anglo American.

A petrolífera estatal Enap também disse que sua refinaria de Bio Bio está funcionando normalmente. O Chile é propenso a terremotos. O país foi atingido por um tremor de 8,8 graus que devastou o centro-sul, destruindo indústrias e provocando tsunamis. O desastre matou cerca de 500 pessoas.

Da Redação O Arauto Mamanguapense
Com informaçõeshttp://oglobo.globo.com/
clenilsonpinto@yahoo.com.br

Nenhum comentário: