quinta-feira, 12 de abril de 2012

O RACHA NA HISTÓRIA DA POLITICA MAMANGUAPENSE

       GUILHERME           x          ARIANO /1988                          

Nas eleições municipais de l988, nas hostes do PMDB houve um cisma dos diabos, pois Guilherme Soares, filho do ex-prefeito Miguel Leonel, se achava o candidato natural a prefeito. Na época, ele era um dos políticos mais populares da cidade. Mas a escolha do candidato não foi pacífica, pois o ex-deputado Ariano Fernandes recém chegado a Mamanguape queria ser candidato a prefeito e passar a perna em Guilherme. Essa pendenga durou quase todo período eleitoral e os caciques do PMDB para evitar um racha total optaram pela candidatura de Guilherme a prefeito e Ariano a vice-prefeito. Mas a guerra surda travada no partido do ex-deputado José Fernandes deixou seqüelas, enfraqueceu o partido e o prefeito Gustavo Fernandes, na época, não conseguiu fazer o seu sucessor.
 
Na foto histórica os ex-prefeitos, Aécio Flávio Fernandes (Mamanguape), Marcos Gerbasi (Rio Tinto), e o saudoso in memorian Geraldo Mendes (Itapororoca)
Aproveitando da falta de união no PMDB, Aécio Flávio, rompeu com os Fernandes e foi eleito prefeito de Mamanguape pela coligação PDC/PFL/PDT/PDS, a vice-prefeita foi Maria Eunice, esposa de Quequinha. 

  CRISANTO FARIAS       X    PATRÍCIA fERNANDES / 2008

                                                               
                               
Em 2008, a história se repetiu nas hostes fernandistas, pois o ex-prefeito Fábio Fernandes preferia que Patrícia Fernandes, sua prima, fosse candidata a prefeita de Mamanguape. Mas o ex-vereador Crisanto Cavalcante, com apoio do ex-deputado Ariano Fernandes, ganhou a queda de braço com Patrícia Fernandes, foi candidato a prefeito e não conseguiu ser eleito, se constituiu em um grande fiasco eleitoral e o ex-vereador Eduardo Carneiro, foi eleito prefeito com uma maioria esmagadora de votos. Comenta-se na cidade que até hoje em virtude da campanha passada o relacionamento político está estremecido entre o ex-prefeito Fábio Fernandes e o ex-deputado Ariano Fernandes. Toda Mamanguape sabe, que o ex-deputado Ariano deseja retornar a vida pública, ele já saiu do PSDB e se filiou ao PSD do vice-governador Rômulo Gouveia e o ex-prefeito Fábio continua fiel ao senador Cícero Lucena. O clima de animosidade entre os irmãos continua.
 
Da Redação O Arauto Mamanguapense
Matéria Politica: Professor Augusto Cezar




Postar um comentário