quinta-feira, 3 de maio de 2012

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral Norte serão empossados

Rio Mamanguape / Imagem ilustrada
Representantes eleitos de 16 cidades paraibanas serão empossados no Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral Norte (CBH-LN). A cerimônia, organizada pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), será realizada nesta quinta-feira (3), às 9h, no auditório do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba, na cidade de Rio Tinto.

De acordo com a programação do evento, logo após a posse acontecerá à primeira assembléia ordinária e eleição da diretoria do CBH – LN para a gestão 2011-2013. As cadeiras dos 44 membros eleitos estão distribuídas da seguinte forma: 20 vagas para usuários de água (pessoa física ou jurídica que consuma acima de dois mil litros por hora), sendo 10 para titulares e a mesma quantidade de suplentes; 16 pessoas representam a sociedade civil (associações, ONGs, sindicatos) e outras oito defendem os interesses do poder público municipal.

"O processo de renovação e eleição da diretoria dos nossos comitês acontece de forma democrática envolvendo todos os segmentos e sob a orientação da Aesa, que tem incentivado o processo de mobilização com o foco na gestão participativa, priorizando o debate sobre os recursos hídricos na Paraíba”, ressaltou o diretor de gestão da Aesa, Chico Lopes.

Os novos empossados serão responsáveis, entre outras coisas, pela fiscalização e gerenciamento das águas das bacias dos rios Mamanguape, Camaratuba e Miriri. "A legislação federal e estadual contemplou a criação dos comitês como instrumento de mobilização para tratar de temas importantes nas bacias hidrográficas, por isto, é chamado de 'Parlamento das Águas'. Neste contexto o debate é feito pelos habitantes das bacias sob a orientação dos comitês e estes, por sua vez, tem a função de procurar soluções para os problemas que afetam nossos rios, barragens, pequenos reservatórios e outros problemas ambientais”, acrescentou Chico Lopes.

O Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte abrange 51 cidades, totalizando 4.597,1 km². Foram eleitos representantes das cidades de Alagoa Grande, Areial, Bananeiras, Esperança Itapororoca, João Pessoa, Lagoa Seca, Lucena, Mamanguape, Marcação, Montadas, Rio Tinto, São Sebastião de Lagoa de Roça, Santa Rita e Sapé.

Outras informações sobre comitês de bacias estão disponíveis no site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br), através dos telefones 3211-6453 e 3211-6458 e na sede do órgão, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, número 1457, 2º andar, no Bairro dos Estados, em João Pessoa.

Da Redação O Arauto Mamanguapense
Com informações do ASCOM 
clenilsonpinto@yahoo.com.br
Postar um comentário