quinta-feira, 10 de maio de 2012

A POLÍTICA DO VALE DO MAMANGUAPE NA VISÃO DO PROFESSOR AUGUSTO CEZAR

TUDO DE NOVO

               
             
Sérgio Cunha vai bater chapa com o presidente Agnaldo Lemos na prévia do PT para escolher o candidato a prefeito de Mamanguape. O curioso é que o presidente do PT tentou de todas as maneiras evitar a disputa. Faz muito tempo que Agnaldo tenta ser candidato único em todas as eleições que ocorre no PT, mas ele sempre perde nas instâncias superiores do partido. É obrigado a disputar.

MILAGRES DOS PEIXES 

Marcelo Crivela, ministro da Pesca, determinou o corte no Seguro Defeso. Deixaram de fora 1.250 pescadores da lista do deputado Anísio Maia. Já ocorreu até o milagre na multiplicação dos peixes, na época de Jesus, mas na Paraíba houve apenas o aumento exagerado de pescadores. 


PAULINHO AGUIAR
  

Paulinho Aguiar, ex-vereador de Mamanguape, cobra dos políticos do PSB uma pesquisa para escolher o candidato a prefeito de Mamanguape, mas pelo que tenho escutado nos bastidores, Paulinho deve ficar mesmo é de fora da chapa majoritária.

ARIANO FERNANDES


O ex-deputado Ariano Fernandes não vem encontrando guarida nas hostes governistas para definir sua candidatura a prefeito de Mamanguape. Sem acordo, Ariano já se preocupa com o seu futuro político.

 O GIRASSOL

O Coletivo do Girassol do PSB vem pegando fogo em Mamanguape, pois os cristãos novos do partido não aceitam votar em uma candidata que votou em Maranhão nas eleições passadas. A briga está bastante animada
 
SEM DENSIDADE ELEITORAL

A vice-prefeita Maria Eunice, recém filiada ao PSB, não é um nome capaz de unir a oposição. Falta densidade eleitoral para tanto, mas ela pretende desta vez testar sua popularidade. Ela foi eleita vice-prefeita de Mamanguape em 1988 e só veio disputar uma eleição em 2008, quando voltou a ser eleita vice-prefeita na chapa do prefeito Eduardo Brito.

GANGORRA POLITICA

Em Rio Tinto, as famílias Gerbási e Braga vem se revezando na Prefeitura há mais de vinte anos. É uma verdadeira gangorra política, pois quando uma família sobe, a outra desce. Em 1988, com o apoio do prefeito Augusto Rodrigues, o vice-prefeito Marcos Gerbási e José Braga foram eleitos prefeito e vice, respectivamente. Mas em 1990, Ronaldo Cunha Lima (PMDB) foi eleito governador do Estado e o prefeito Marcos Gerbási e o vice-prefeito José Braga deixaram o esquema do ex-governador Wilson Braga e do ex-prefeito Augusto Rodrigues e se filiaram ao PMDB, ao novo PMDB que ressurgia das urnas. Em 1992, com o apoio do prefeito Marcos Gerbási e do governador Ronaldo, o vice-prefeito José Braga foi eleito prefeito de Rio Tinto, derrotou naquela oportunidade, o ex-prefeito Augusto Rodrigues (PFL). A dobradinha Gerbási/Braga continuava a mil maravilhas. Em 1994 Gerbási foi candidato a deputado estadual e esperava um grande apoio do prefeito Braga, mas não aconteceu o que Gerbási esperava e surgiram as primeiras fissuras na tal dobradinha política. As eleições de 1998 se aproximavam e o prefeito José Braga controlava o diretório do PMDB, Gerbási desconfiado de que não teria o apoio de Braga, imediatamente, dentro do prazo, se desligou do PMDB e se filiou ao PL. As previsões de Gerbási se confirmaram, pois o prefeito Braga mais tarde anunciou o rompimento com os Gerbásis e o apoio ao vereador Júnior de Tota como seu candidato a prefeito de Rio Tinto, estava desfeita a dobradinha Gerbási/Braga. Em 1996, Gerbási derrotou o vereador Júnior de Tota com certa facilidade e foi eleito prefeito. Em 2000, a esposa do ex-prefeito Braga, a médica Vânia Liaboa derrotou o prefeito Marcos Gerbási que não conseguiu se reeleger, os Lisboa estavam bastante vivos na política da ex-cidade fabril. Nesse período, foi uma administração bastante conturbada e a prefeita Vânia Liaboa, 2004, não conseguiu se eleger, com a impossibilidade de Marcos de se candidatar, a sua esposa Magna Gerbási, em 2004, foi eleita e reeleita, em 2008, prefeita de Rio Tinto, ela derrotou o ex-vereador Pessoa, os Lisboa ficaram de fora desta eleição. Mas em 2012, José Braga retornou e tenta conquistar apoios para consolidar a sua candidatura a prefeito, mas sofre resistências de alguns setores da oposição, enquanto isso, a prefeita Magna já anunciou a sua pré-candidata à prefeita, Dudu de Brizola.


REELEIÇÃO



O prefeito Eduardo Brito (PR) vem fazendo uma boa administração colocou o salário dos funcionários em dia, organizou as finanças do município e vem tocando um leque de obras na cidade. E sem contar que teve as contas aprovadas pelo TCE, UM FATO RARO NO MUNICÍPIO. 

Da Redação O Arauto Mamanguapense
Matéria Professor Augusto Cezar
arautomamanguapense@gmail.com



Nenhum comentário: