terça-feira, 11 de setembro de 2012

Filho natural de Mamanguape e presidente do TRE-PB lança livro sobre judiciário paraibano

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, Marcos Cavalcanti de Albuquerque, vai lançar o livro “Processos e Julgados Históricos da Paraíba”. O evento será nesta quinta-feira (13), às 16h, no Salão Nobre do TJPB, Centro de João Pessoa.

O livro aborda julgamentos de grande repercussão no Estado, nos períodos do Império e República. Na oportunidade, será distribuído o 11º número do informativo “Judiciarius”.

“Processos e Julgados Históricos da Paraíba” também é assinado pelas historiadoras Glorinete Pimentel Rodrigues, Irene Rodrigues da Silva Fernandes, Laura Helena Baracuhy Amorim, Maria da Paz Antão de Albuquerque e Zeluiza da Silva Formiga Brandão.

O desembargador Marcos Cavalcanti revelou que o livro é fruto de uma profunda pesquisa em casos concretos da Justiça paraibana. “Nós fizemos uma coletânea de maior importância histórica. Lá estão, por exemplo, penhora de escravos, carta de alforria e de crime de grande repercussão, como o de Félix Araújo, Margarida Maria Alves e João Pedro Teixeira, das Ligas Camponesas”. O magistrado, que também é presidente da Comissão Especial de Cultura e Memória do Poder Judiciário, disse que os estudos começaram em 2001, quando se iniciava o memorial do Tribunal de Justiça da Paraíba.

“Os estudantes e profissionais do Direito, da Antropologia e Medicina Legal, têm um acervo significativo nessa obra. Os memoriais – físico e virtual – do Tribunal de Justiça também resultaram dessas profundas pesquisas”, comentou Marcos Cavalcanti. “Processos e Julgados Históricos da Paraíba” é uma publicação da Editora JB. A obra é ilustrada e tem 600 páginas.

Da Redação O Arauto Mamanguapense
Com informações do TJPB 
clenilsonpinto@yahoo.com.br

Nenhum comentário: