quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

BALANÇO DO FERIADÃO DE CARNAVAL EM MAMANGUAPE E REGIÃO

 Mamanguape: Homens invadem casa e matam gari a tiros na Rua do Meio


O funcionário público de 46 anos José Alves Soares, mais conhecido por Zé Preto, foi assassinado a tiros na sala de sua residência no Conjunto Cícero Lucena, região periférica de Mamanguape, na noite desta terça-feira (12), último dia de carnaval. O crime aconteceu por volta das 21h0, quando quatro homens bateram na porta da casa da vítima, que não respondeu. Dois dos homens arrobaram a porta dos fundos e já entraram atirando. Zé Preto foi atingido com pelo menos cinco disparos de arma de fogo e morreu na hora.

A esposa dele, dona Luciana Soares, que estava com ele quando tudo aconteceu, foi atingida por um tiro no pescoço e levada para o Hospital e Maternidade do Rosário, mas, não corre risco de morte. No local reina a lei do silêncio, ninguém viu, nem sabe de nada. A PM isolou o perímetro e o GEMOL foi solicitado para remoção do corpo e exame cadavérico. O caso será investigado pela DPC de Mamanguape.

Baía da Traição: PM prende quinto suspeito de atuar no tráfico de drogas no Litoral Norte.

Mais um integrante da quadrilha suspeita de atuar no tráfico de drogas do Litoral Norte do Estado, liderada por um presidiário do PB1, foi preso, neste domingo (10), por policiais da 2ª Companhia de Polícia Militar Independente, sediada em Mamanguape. Eduarte Ferreira Barbosa, de 26 anos, estava na Vila São Miguel, na Baía da Traição, de posse de um revólver calibre 38 e uma quantidade de maconha. Ele ainda tentou fugir quando percebeu a presença dos policiais, mas foi perseguido e preso. De acordo com o Comandante da 2ª CPMI, Capitão Alberto Filho, a polícia chegou até o suspeito após receber denúncias anônimas informando de que o acusado estaria na vila, armado e traficando drogas.


“Com esses informes nossa viatura foi até o local e assim que chegou se deparou com o acusado que ainda tentou fugir, mas conseguimos prendê-lo. Com ele encontramos um revólver calibre 38 com seis munições intactas e uma pequena quantidade de maconha.”, detalhou Alberto Filho. O Capitão informou ainda que o Eduarte atuaria como ‘soldado’ da quadrilha de traficantes da Baía da Traição, comandada pelo presidiário conhecido com ‘Bebão’ - que cumpre pena por tráfico no presídio PB1, em João Pessoa.O acusado foi levado para a Delegacia de Mamanguape. Com ele já são cinco presos da quadrilha do ‘Bebão’. As prisões fazem parte da operação desencadeada desde o início do ano pela 2ª CPMI para coibir o tráfico de drogas na Baia da Traição. Presos até agora - Eglesan Lima de Oliveira, de 25 anos, presa no último dia 2 de fevereiro com 917 ‘trouxinhas’ de maconha e 45 pedras de crack, o Reginaldo Andrade de Barros (conhecido como ‘Asoviu’), preso no dia 28 de janeiro com uma arma, 30 trouxinhas de maconha e 30 gramas de pasta base de cocaína, o Marcos Antônio Duarte e Jonata Júnior Bezerra (conhecidos como ‘Marquinho’ e ‘Fato’), presos em uma operação no dia 21 de Janeiro com dois revólveres, 1.700 trouxas de maconha, 52 pedras de crack, uma balança de precisão e diversos objetos roubados.

Desempregado é morto a facadas em comunidade de Rio Tinto


Um homem, de 26 anos, foi morto com pelo menos vinte e três golpes de faca peixeira na Comunidade da Rua do Gato, Distrito de Salema, em Rio Tinto – Litoral Norte paraibano. A Polícia ainda não tem pistas sobre o suspeito de ter praticado o assassinato. No local, reina a lei do silêncio. O fato aconteceu por volta das 22h30 deste sábado (9). A vítima foi identificada como sendo o desempregado Edvaldo Araujo da Silva, que era morador de Salema, ele foi visto bebendo durante o início da noite na companhia de outros homens. O crime ocorreu em um lugar ermo, bastante esquisito e de difícil acesso.


Segundo a polícia, Edvaldo deveria conhecer o acusado e possivelmente teria se desentendido antes de ter sido morto, pois no local percebesse indícios de luta corporal. O homem está foragido. O Crime será investigado pela DPC de Rio Tinto. A VTR 5319 comandada pelo Subtenente Souza, apoiado pelo Sargento Aldo e o Soldado Correia, esteve no local e realizou os procedimentos de praxe, informando ao delegado plantonista. A perícia foi solicitada e o GEMOL comunicado para remoção do corpo.

 Em Marcação: Carro capota na PB 041 e mata jovem de Rio Tinto

 

Um jovem riotintense de 25 anos morreu na tarde desta segunda-feira (11) após perder o controle do veículo e capotar na PB 041, o acidente aconteceu próximo à entrada da Aldeia Indígena Jacaré de Cezar, em Marcação, no Litoral Norte.A vítima conduzia um automóvel Chevrolet Celta, cor verde, placas MOQ 0530 – PB. Trata-se de Rodrigo Ferreira da Conceição, um rapaz muito querido em Rio Tinto. Ele era filho do taxista Zezinho, muito conhecido na região e morava na Vila Regina, Rio Tinto.


Rodrigo era funcionário de uma Casa Comercial de Construções no município de Mamanguape. Após capotar, ele foi arremessado para fora do carro e, foi encontrado sem vida ao lado do veículo. Segundo a Polícia, ainda não se sabe as causas do acidente. A VTR 5319 comandada pelo Subtenente Souza, com o apoio do Sargento Aldo, esteve no local e realizou os procedimentos de praxe, informando ao delegado plantonista. Peritos estiveram no local e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de João Pessoa.

PB 057: Homem de 58 anos morre depois de ser atropelado, em Itapororoca

 

Por volta das 18h40 deste sábado (9) de carnaval, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de atropelamento na PB 057 - nas proximidades do Sítio Açude, Zona Rural de Itapororoca, no Vale do Mamanguape. A vítima foi identificada como sendo o desempregado Walter Isídio de Souza, 58 anos, mais conhecido popularmente por Vato. Ele foi atropelado por um veículo até o presente não identificado e morreu no local. De acordo com informações levantadas pela Polícia, sabe-se apenas que, Walter caminhava as margens da rodovia quando foi surpreendido por um automóvel que o jogou longe e, não prestou socorro. Segundo populares, a vítima trabalhava de vez em quando, morava só e era alcoólatra. A VTR 5310 comandada pelo CBPM Franklin e os soldados Amadeus e Souza, esteve no local e realizou os procedimentos de praxe. A perícia foi solicitada e o GEMOL comunicado para remoção do corpo.

Polícia registra 427 ocorrências por som alto e 94 motoristas alcoolizados durante carnaval.

 Para garantir a segurança do folião na Paraíba, a Polícia Militar mobilizou mais de 7 mil policiais durante o período de carnaval. Os militares atenderam 427 ocorrências que tratavam de som alto e flagraram 94 motoristas dirigindo sob efeito do álcool. Vinte armas de fogo foram apreendidas, sendo que 16 delas somente em João Pessoa.

Em Cajazeiras, onde pelos menos 200 mil pessoas passaram pelo corredor da folia nas cinco noites de festa, a polícia registrou cinco ocorrências (porte de entorpecente; embriagues e desordem e lesão corporal). Foi mobilizado um efetivo de 150 policiais (militares e civis) para prestar a segurança na cidade.
Já na cidade do Conde, Litoral Sul do Estado, as principais ocorrências registradas foram em relação ao volume de som dos carros. O Batalhão de Policiamento Ambiental atendeu a 208 ocorrências na praia de Jacumã. Em um primeiro atendimento, os policiais faziam um trabalho educativo, mas nos casos de reincidência, foram aplicadas multas, que chegavam a R$ 20 mil reais.
Em Lucena, as únicas ocorrências registradas foram por som alto. Na Baía da Traição, um homem foi preso com um revólver calibre 38 e uma quantidade de maconha.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, percorreu várias cidades para verificar a aplicação do policiamento. “Mesmo em áreas que não promoveram Carnaval, a exemplo da cidade de Coremas, a população presenciava um reforço no policiamento. A tropa se empenhou para garantir a segurança durante os festejos”, avaliou.
Policiamento nos bairros – O policiamento dos bairros continuou de forma normal. Em João Pessoa as rondas foram intensificadas, resultando na apreensão de 16 armas de fogo e 19 suspeitos presos.
Lei Seca – O Batalhão de Policiamento de Trânsito intensificou as operações durante o período de Carnaval e recolheu 281 veículos com irregularidades, aplicou 1.203 multas e recolheu 119 Carteiras de Habilitação. Nas ações, 94 motoristas foram flagrados dirigindo embriagados em todo Estado, 13 deles foram conduzidos até a delegacia por apresentar um nível muito elevado de álcool. Nove veículos roubados foram recuperados. Na cidade do Conde foi preso o foragido do presídio PB1 Jeferson Francisco Coelho, de 25 anos, que foi entregue a justiça para cumprir o restante da pena.
Durante o carnaval, a Operação Lei Seca montou barreiras policiais nas cidades de Campina Grande, Mamanguape, Rio Tinto, Baía da Traição, Lucena, Jacumã, Cabedelo, além das praias de João Pessoa. As fiscalizações marcaram a interiorização das ações da Operação Lei Seca que, desde 21 de setembro do ano passado, integrou os órgãos de trânsito estaduais.
A campanha educativa de trânsito idealizada pelo Governo do Estado para o carnaval 2013 teve como tema “O carnaval acaba. A vida continua!”. Além da parte repressiva pelo cumprimento da lei seca, foram realizadas ações educativas nas cidades de Pombal, Cajazeiras, Patos, Coremas e Catolé do Rocha.
Para o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, o aumento das fiscalizações e as mudanças no valor da multa por embriaguez ao volante vem conseguindo provocar uma mudança de comportamento nos motoristas. “O objetivo da lei seca não é aplicar multas, mas sim salvar vidas e evitar a mistura álcool e direção que já causou tantos danos à sociedade”, disse o superintendente.

Criança de 10 anos morre afogada na aldeia indígena Cumarú, em Baía da Traiçã.

 Criança de 10 anos morre afogada na aldeia indígena Cumarú, em Baía da Traição

Um garoto de 10 anos de idade morreu afogado na Boca da Barra, no Rio Camaratuba que fica na aldeia indígena Cumarú, em Baía da Traição. O corpo do menor estava desaparecido desde a última segunda-feira (11) e, só foi encontrado nesta segunda-feira (12), por volta das 11h0 por familiares que procuravam pela criança.O pai da vítima relatou ao Corpo de Bombeiros que, Sandro Santana Cristiano, sofria de convulsões e havia saído de casa sem avisar para tomar bando com outros coleguinhas. De acordo com outros adolescentes, Sandro teria mergulhado nas águas e sumido. A família entrou em desespero. A guarnição da VTR 5036 comandada pelo Sargento Galdino, atendeu a ocorrência isolando o local, acionou a perícia e o GEMOL para a remoção do corpo. Em seguida, passou o caso e as informações para o delegado plantonista Dr. Diego Garcia, para a realização dos procedimentos de praxe.

PM registra um encontro de cadáver na cidade de Capim, no Vale do Mamanguap.

 PM registra um encontro de cadáver na cidade de Capim, no Vale do Mamanguape

O corpo de um homem vestido por apenas uma peça íntima foi encontrado na madrugada desta terça-feira (12), em um canavial pertencente à Usina Monte Alegre, no município de Capim, Litoral Norte do estado. O cadáver foi encontrado por populares que informaram a Polícia Militar. A vítima é Jardelan Brito de Lima, idade não informada, natural do Distrito de Olho D’água, Zona Rural da cidade. Ele estava vestido só com uma peça íntima e foi assassinado com vários disparos de arma de fogo.A companheira da vítima relatou a Polícia que, ambos estavam em casa quando a residência foi invadida por quatro homens que levaram Jardelan até um canavial e o executaram.

A Polícia Civil assumiu o caso e até o fechamento desta matéria ainda não tinha pista dos autores do crime e nem o que motivou.

Da Redação O Arauto Mamanguapense
informações PBVALE
clenilsonpinto@yahoo.com.br

Postar um comentário