terça-feira, 9 de agosto de 2011

MAMANGUAPE: Uma homenagem do Arauto na voz do amigo saudoso Mácario.

                                                 LUIZ SEVERO DOS SANTOS (MÁCARIO)
"Mamanguape minha terra querida"
 
             Mamanguape,Mamanguape,meu município natal,terra de vastas campinas coberta de coqueiral.terra de atlânticos seios planos de amor maternal,de beijos do mar bem cheios,bem quentes de luz vital. Mamanguape,testemunha de meus brincos pueris, quando,uma simples criança,eu chamava os bentivis. berço de azues patativas e de verdes colibris, que bebem nas fontes vivas de teu regaço nutriz. Mamanguape,meu poema e inspirador tutelar tú me fizeste poeta e sacerdote do altar. Pois,foi em tuas palmeiras, onde o vento sói cantar, que eu soletrei as primeiras canções do céu e do mar. Mamanguape, na campina,perto de um límpido outeiro,ouvindo o pranto das ondas,vai meu pranto primeiro,trago sempre na retina todo perfil feiticeiro dessa risonha colina do meu torrão Brasileiro.Mamanguape tem coqueiros os mais altos do país,onde habitam passarinhos de todo canto e matriz. Na linfa do sertãozinho quem se banhou, se bendiz.pois,essa castália e vinho que faz a gente feliz.Mamanguape,candelabro da catedral bonitinha onde rezam meus sonetos e chora a saudade minha.Tú és a musa mais bela,que a lira me tange azinha,qual providente donzela,que meus estros adivinha. Mamanguape,nas barreiras do Miriry,me sonhei,nos meus oito anos apenas ser teu cantor e teu rei. e, nêstes versos,teus hinos fi-los sem arte e sem lei,eis que,em acordes divinos,toda a minha alma vasei.Mamanguape,Mamanguape,meu município natal,terra de vastas campinas,coberta de coqueiral.Terra de atlânticos seios,plenos de amos maternal,de beijos do mar bem cheios,bem quentes de luz vital.