domingo, 13 de novembro de 2011

NCAP inspeciona delegacia de Itapororoca

A equipe do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público da Paraíba inspecionou a Delegacia de Itapororoca (a 62Km de João Pessoa), para verificar as condições de funcionamento do órgão.

A exemplo da maioria das delegaciais existentes na Paraíba, a equipe constatou a deficiência de pessoal, falta de viatura e outras situações que necessitam ser melhoradas.

De acordo com a promotora de Justiça que compõe o Ncap, Ana Maria de França, “a Delegacia inspecionada retrata a situação caótica da Polícia Civil encontrada nos demais Municípios do Estado. Além da deficiência de pessoal, a Delegacia sequer dispõe de telefone, viatura e acesso à internet, requisitos mínimos para uma boa prestação de serviço à comunidade”.

Sob o comando das promotoras de Justiça, Anita Bethânia Rocha e Ana Maria França a inspeção verificou o trâmite dos inquéritos policiais e demais procedimentos instaurados a partir do ano de 2008. Apurou o estado e a regularidade dos registros em livros, assim como a movimentação, guarda e conservação de documentos, exames periciais, entre outros.

“Apesar da Delegacia contar com apenas um Delegado e um Escrivão, não foram encontradas maiores irregularidades na inspeção. A requisição de instauração de alguns inquéritos policiais será objeto de Recomendação a ser expedida pelo NCAP”, afirmou a promotora Anita Bethânia. “O que nos preocupou foi a constatação de que no dia de segunda-feira, a feira livre do Município é instalada na frente da Delegacia, dificultando o acesso da população, uma vez que veículos não conseguem chegar ao local” acrescentou.

Da Redação O Arauto Mamanguapense
clenilsonpinto@yahoo.com.br

Nenhum comentário: