quinta-feira, 24 de novembro de 2011

NOS DOMINGOS DE OUTRORA

O domingo está ensolarado, dia bom para ir à praia, principalmente para mim, que estou de férias da minha labuta diária, porém preferi ficar em casa curtindo a família e recordando as domingueiras de outrora.

Piscina principal
Acima, uma foto que retrata bem esse momento de nostalgia. Trata-se da Bica do Sertãozinho em Mamanguape, lugar muito frequentado por mim nos domingos ensolarados como este. Ali, eu e muitos amigos nos reunimos para celebrar a amizade, paquerar, admirar os animais, se refrescar com um bom banho de piscina e curtir os sons das bandas que por lá se apresentavam.


Hoje, não mais isto é possível. A bica que serviu de divertimento e lazer para varias gerações, já não existe mais, foi deteriorada pela ação do tempo e pela falta de gestão. As piscinas sumiram (Foto abaixo), os animais  ofuscaram-se, o público desapareceu e por falta de administração o patrimônio do povo virou ruína.

Ao centro, local onde ficavam as piscinas

Felizmente uma ação do ministério público mamanguapense poderá nos trazer a bica (Revitalizada) de volta. Segundo as informações, o ministério público acionou a prefeitura e o estado para saber a quem compete a responsabilidade da área. Em reunião realizada pelas partes interessadas, ficou decidido que a área onde ficava a bica, pertence ao Estado.

Conversei recentemente com o Secretário Executivo dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente do Estado, Fábio Agra, que me disse o seguinte:

Durante a reunião, o Estado reconheceu que a área pertence a ele e, brevemente estará realizando uma ação no local para identificar pontos de desmatamento, afugentar os invasores e demarcar a àrea.

Em comum acordo, ficou decidido que a área será revitalizada pelo Estado e transformada em área de preservação ambiental. Em parceria com a prefeitura local, os balneários serão reconstruídos e depois de revitalizada, caberá à prefeitura a administração da Bica.

Sendo assim, só nos resta esperar o 'tempo dos homens' enquanto damos sequência ao nosso. 
 
Da Redação O Arauto Mamanguapense
Com Blog Contraponto
clenilsonpinto@yahoo.com.br

Nenhum comentário: