sexta-feira, 6 de abril de 2012

No Litoral Norte: 'Governo do Estado define Jogos Indígenas 2012'

Cerca de 30 caciques das tribos indígenas localizadas em Rio Tinto, Baía da Traição e Marcação se reuniram com a equipe do desporto físico da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), na quarta-feira (4), na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), Baía da Traição, para acertar os últimos detalhes dos Jogos Indígenas 2012.

O evento contará com a participação de cerca de 300 índios de 30 aldeias, que vão disputar as modalidades de canoagem, maratona, corrida da tora, futebol, cabo de guerra, futsal, arco e flecha e lançamento de lança.

Para o titular da Sejel, Fábio Maia, o esporte tem um papel de interação e, acima de tudo, é sinônimo de saúde, educação, recreação e inclusão social. “O Governo do Estado tem o compromisso de difundir o esporte em todas as regiões e classes da Paraíba. Vendo o esporte pelo lado do lazer, saúde e inclusão social, os Jogos Indígenas servirão, também, para promover mais interação entre as tribos. Que o espírito olímpico prevaleça”, disse.

O coordenador dos Jogos Indígenas, professor José Hugo Coelho, confirmou a realização do evento para o mês de maio. “Tudo já está certo para acontecer em maio. Mas a data de realização só será definida depois da reunião que teremos na Funai, com os representantes das tribos”, disse Coelho. Ele adiantou que o local das competições será Baía da Traição, onde tem grande concentração de índios paraibanos.

Os Jogos Indígenas 2012, que são abertos a todas as idades, podem ser disputados tanto no masculino quanto no feminino. A realização é do Governo do Estado, por meio da Sejel.

Da redação O Arauto Mamanguapense

Com informações da Assessoria

clenilsonpinto@yahoo.com.br 

Nenhum comentário: