terça-feira, 15 de maio de 2012

A POLÍTICA DO VALE DO MAMANGUAPE COM AUGUSTO CEZAR


PRENDE-E-SOLTA


No Brasil a corrupção continua sem limite, mas o pior é que as operações policiais, que no início foram como um sopro de alento para a sociedade exausta de tanta impunidade.  A prisão de tubarões da corrupção podia ser o começo de um combate efetivo à corrupção, segue-se a sensação de que tudo não passa de pirotecnia. Afinal, qual o efeito concreto de fazer uma saraivada de prisões e, logo em seguida, uma saraivada de solturas? O prende- e- solta pode fazer a festa da polícia, mas parece que não intimida ninguém. Será que querem nos iludir, simulando que se disparam mísseis contra a corrupção, quando na verdade são apenas fogos de artifício? Do jeito que estar só se decretar uma moratória das obras públicas. “Quais foram os políticos da CONFRARIA QUE FORAM PUNIDOS”?

DESISTIU

O vereador Fernando Cunha, sobrinho do prefeito de Capim Sérgio Lima, desistiu da pré-candidatura a prefeito de Capim. O vereador e presidente da Câmara Tiago Lisboa é agora o pré-candidato a prefeito com apoio do prefeito Sérgio Lima. Seria muito dispendioso para o prefeito bancar duas candidaturas a prefeito, a do seu filho em Baia da Traição e do seu sobrinho em Capim. Dizem em Capim que com a substituição de Fernando por Tiago a situação política melhorou. Mas o vereador Edvaldo (PMDB) ainda é o favorito para vencer o pleito em outubro.

OS RIBEIROS

Faz bastante tempo que os Ribeiros estão distantes do comando da Prefeitura de Jacaraú. Em 1992 foi à última vez que o clã Ribeiro teve um representante na Prefeitura, o eleito prefeito foi Danda Ribeiro. E na próxima eleição, João Ribeiro (PMDB), filho de Danda Ribeiro, vai tentar se eleger prefeito.

CLÁUDIA ALENCAR



A ex-prefeita de Mataraca, Cláudia Alencar, conseguiu em 2000 ser eleita prefeita de Mataraca. A vitória foi um feito histórico, pois Cláudia derrotou o ex-prefeito Ubirajara Bessa (PFL). Em 2004, foi preciso que Ivan Lira e João Madruga, antigos adversários, se unissem para derrotar Cláudia com apenas 23 votos de maioria. Ivan Lira foi eleito prefeito e João Madruga eleito vice-prefeito. Com a morte de Ivan, João Madruga assumiu a Prefeitura e foi eleito prefeito em 2008. E nas próximas eleições, Cláudia (PSDB) já se prepara para se candidatar à prefeita de Mataraca.

ERILSON CLÁUDIO
  
Adamastor Madruga (PMDB) foi eleito prefeito de Itapororoca em 2008, mas não foi diplomado pelo TRE e o 2º candidato mais votado no pleito, Celso Morais (PFL), assumiu a Prefeitura. Mas em nova decisão, o TSE afastou também Celso Morais, o Presidente da Câmara de Vereadores, Erilson Cláudio, assumiu a Prefeitura e pretende ser candidato a prefeito em Outubro. A política de Itapororoca está bastante indefinida.

UM TIRO NO PÉ


Em 1996, o PMDB elegeu a chapa Machado/Ezequias. Naquela época, Mamanguape e o PMDB passaram por um imbróglio dos diabos, a mixórdia foi parar até nos Tribunais Superiores, em Brasília. Mas mesmo assim, o ex-deputado Ariano Fernandes saiu ileso do episódio, pois ele foi reeleito deputado estadual em1998, contou com o apoio do prefeito Ezequias (PMDB) que substituiu o prefeito Machado. Em 2000, Machado já tinha retornado a Prefeitura, mas perdeu a eleição para Fábio Fernandes, irmão de Ariano. Em 2002, Ariano Fernandes foi reeleito deputado, e mesmo votando no governador Roberto Paulino, aderiu ao governador Cássio Cunha Lima, deixou o PMDB e se filiou ao PSDB. No ninho tucano, Ariano perdeu as eleições de 2006 e 2010 e ao perceber que não tinha mais nada a fazer no ninho colorido arrumou a mala com destino ao PSD do vice-governador Rômulo Gouveia. A saída do ex-deputado Ariano do PMDB foi um verdadeiro tiro no pé.

OS CAMARADAS

O PCB não vai participar da próxima eleição, o Diretório Estadual do partido achou melhor assim do que transformar o partido em um apêndice dos partidos tradicionais e conservadores do Estado, os dirigentes estavam negociando o partido e obtendo proveito próprio. Já não se faz mais camarada como antigamente. E no PC do B? A ideologia do partido está sendo respeitada?

O MÁRTIR

Toda denúncia tem de ser apurada, mas o diretório estadual do PT fez o contrário, pois o presidente do PT de Sousa, Gervásio Bernardo, foi expulso do partido por ter denunciado o deputado Anísio Maia por compra de voto com dinheiro público, àquela história dos pescadores, se lembram. Já Júlio Rafael foi mais contundente na critica em cima de Anísio do que Gervásio, mas o Diretório Estadual do PT bateu pino, usou dois pesos e duas medidas, desconsiderou o que Rafael disse. O Ministério Público deve investigar a denúncia.

PRESTAÇÃO DE CONTAS


Já tem filiado do PT de Mamanguape preocupado com a prestação de contas do partido, ultimamente muito dinheiro entrou nos cofres do PT e não custa nada um pouco de transparência no partido de Aguinaldo. O vereador Valter de Pitanga para receber o seu “atestado liberatório” do partido pagou quase dez mil reais.

LISTA DE INELEGÍVEIS

O TCE vai divulgar a lista dos gestores que tiveram suas contas reprovadas, a medida será uma forma de auxiliar a Justiça Eleitoral na aplicação de Leis como a Ficha Limpa. Tem político que chama o TCE de tribunal faz de conta, mas aqui mesmo no Vale do Mamanguape tivemos vários políticos que não puderam ser candidatos em virtude de terem suas contas reprovadas pelo TCE.

É PRA VALER


Houve o lançamento da pré-candidatura a prefeito de Rio Tinto do ex-prefeito Braga(PSD). Compareceram ao lançamento o vice-governador Rômulo Gouveia, o deputado federal Rui Carneiro, o ex-vice- governador José Lacerda Neto, vereadores e militantes políticos. Foi uma festa bastante animada. Os políticos presentes ao evento foram unânime em afirmar que Rio Tinto precisa de um político da estirpe do ex-prefeito Braga.A oposição está unida e até o PSB de Fernando Naia poderá fazer parte da chapa de Braga.

O VICE


O prefeito Eduardo Brito (PR) continua sua peregrinação pelos bairros da cidade, inaugurando obras, trabalhando e levando esperança para a população, a periferia da cidade foi quem mais recebeu obras. Em relação à política, ele assegurou que até meados de junho sairá o nome do pré-candidato a vice-prefeito na sua chapa. Mamanguape hoje se encontra em boas mãos, pois o dinheiro público, cada centavo, é revertido para o bem do próprio cidadão. Está provado, se não levar o dinheiro para casa, o dinheiro dá pra tudo.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO


Já está na hora de recomeçar com as obras do esgotamento sanitário em Mamanguape, As ruas Francisco Cleto e Frederico Ozanan sequer os trabalhos foram iniciados. Desde 2006, no governo de Cássio, que as obras se arrastam sem solução. A Rua Getúlio Vargas, no centro da cidade, uma das poucas vias que já foi liberada, continua suja, pois alguns moradores ainda continuam liberando água servida para a via pública.O Ministério Público deveria chamar esses moradores para se adequarem aos novos tempos.A Cagepa deveria também se manifestar.


FUTEBOL PARAIBANO

O futebol paraibano existe, temos de prestigiar as nossas equipes, praticamos um bom futebol. O futebol paraibano será do tamanho da presença do torcedor em campo, não poderemos ser forte com torcedores ausentes. Jamais chegaremos à elite do futebol brasileiro se os torcedores paraibanos continuarem acompanhando e torcendo por equipes de outros estados, jamais seremos fortes. Nós seremos chamados de PARAIBACAS. Parabéns ao Campinense, campeão paraibano de 2012.

Da Redação O Arauto Mamanguapense
Matéria: Augusto Cezar
oarautomamanguapense@gmail.com

Nenhum comentário: