quarta-feira, 16 de maio de 2012

16 DE MAIO: PARABÉNS PARA TODOS OS GARIS DE RIO TINTO E DO VALE DO MAMANGUAPE

Foto da Internet
Eles passam despercebidos, muitas pessoas nem notam suas presenças, mas eles são fundamentais para todos os municípios; estou falando dos Garis. Os garis são os profissionais da limpeza pública que recolhem o lixo das moradias, edifícios comerciais e residenciais, além de varrer as ruas e também cuidar da capina da grama. Eventualmente também trabalham no desentupimento de bocas-de-lobo e na desinfecção de ruas.


Muitos trabalham sem as minímas condições para realizarem suas tarefas; não possuem fardamentos, capa de chuva, luvas, botas, além de outros equipamentos necessários que a profissão exige.

O nome profissional de GARI é em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, primeira pessoa a assinar uma contrato de Limpeza pública com o Ministério Imperial. , organizando assim, a partir do dia 11 de outubro de 1876, a remoção de lixo das casas e praias do Rio de Janeiro. Vencido o contrato em 1891, entrou seu primo, Luciano Gary. Um ano após, a empresa foi extinta e inaugurada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da cidade, realizando um trabalho muito aquém do proposto em termos de limpeza pública.

Os cariocas, acostumados com a limpeza das ruas após a passagem dos cavalos, mandavam chamar a turma do Gary. Aos poucos o nome se generalizou e até hoje são chamados garis. 

Parabéns para todos os Garis pela passagem do seu dia.
 
Da Redação O Arauto Mamanguapense
Texto: Contra Ponto PB
clenilsonpinto@yahoo.com.br

Postar um comentário