quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Costa Rica retira alerta de tsunami e informa sobre danos de terremoto

San José, 5 set (EFE).- As autoridades da Costa Rica retiraram o alerta de tsunami depois que o país foi atingido nesta quarta-feira por um terremoto de 6,7 na escala Richter, ao mesmo tempo em que começaram a informar sobre os primeiros danos materiais e humanos causados pelo tremor

Até o momento, duas pessoas estão desaparecidas. "Geólogos e oceanógrafos descartam o risco de tsunami na costa do país. Pedem calma aos seus habitantes", disse a presidente Laura Chinchilla em sua conta do Twitter.

A presidente está reunida com a Comissão Nacional de Emergências (CNE) para avaliar a situação e coordenar os trabalhos. Canais locais mostraram edifícios e estradas danificados no litoral do Pacífico, enquanto a Cruz Vermelha informou sobre dois desaparecidos na cidade de Nicoya, próximo do epicentro do terremoto.
Além disso, moradores enviaram para a imprensa fotos de danos materiais e estradas com rachaduras. A medição da intensidade do terremoto ainda pode ser modificada. O epicentro do tremor ocorreu no mar, a 13 quilômetros da comunidade de Gangrejal de Nicoya, na província de Guanacaste, no Pacífico norte.

Na capital, San José, o tremor foi sentido com força e provocou a evacuação de alguns prédios. O Serviço Geológico dos Estados Unidos indicou em seu site que a magnitude do sismo foi de 7,6 graus, mas a agência especializada costa-riquenha disse que esse número ainda está sendo avaliado. EFE

Da Redação O Arauto Mamanguapense
Com informações do Portal Yahoo Brasil
clenilsonpinto@yahoo.com.br

Nenhum comentário: